ASCENSÃO DO SENHOR (Ano C)



Caros irmãos, neste domingo, rezamos com a liturgia da solenidade da Ascensão do Senhor, transferida da última quinta-feira, quadragésimo dia depois da Páscoa. Nela, o evangelho segundo S. Lucas nos leva a contemplar a glorificação de Jesus Cristo ressuscitado à direita do Pai (cf. Lc 24,46-53). Elevemos nosso coração a Deus e deixemo-nos atrair pelo seu amor misericordioso.

Segundo o Catecismo da Igreja (n. 660), a ascensão, acontecimento ao mesmo tempo histórico e transcendente, marca a transição da manifestação da glória de Cristo Ressuscitado, essencialmente velada, para a glória de Cristo exaltado à direita do Pai. Trata-se, portanto, do mistério da plena exaltação do Filho de Deus encarnado. De fato, o Senhor Jesus “está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso”, mas não deixou para trás a nossa natureza, assumida na Encarnação, mas a levou consigo em sua exaltação. Por isso, somos chamados, pela contemplação da Ascensão do Cristo ressuscitado, a elevar os nossos corações a Deus, uma vez que há espaço na intimidade divina para a humanidade.

Dessa forma, pedimos que o Senhor nosso Deus e Pai, pela contemplação da glorificação de seu Filho Jesus Cristo, abra o nosso coração à sua luz, para que saibamos qual a esperança que o seu chamamento nos dá, qual a riqueza da glória que está na nossa herança com os santos” (cf. Ef 1,18 – segunda leitura). Que, assim, nosso coração esteja sempre em direção ao alto, onde se encontra nossa plena realização. Pois, “se temos esperança em Cristo somente para esta vida, somos os mais dignos de compaixão de todos os homens” (1Cor 15,19).

Ó Pai, pelo Espírito Santo, fortalecei nosso coração para que tenhamos sempre diante de nós a glória de Teu Filho Jesus Cristo. Maria, Mãe de Deus e nossa, socorrei-nos em nossas necessidades. S. José, esposo da Virgem, dá-nos a capacidade da contemplação.

Regina Cæli, lætare, alleluia; Quia quem meruisti portare, alleluia; Resurrexit, sicut dixit, alleluia; Ora pro nobis Deum, alleluia.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo