DOMINGO DE PÁSCOA NA RESSURREIÇÃO DO SENHOR


Caros irmãos, o tríduo Pascal termina com a liturgia da Páscoa na Ressurreição do Senhor que nos apresenta os apóstolos que, avisados por Sta. Maria Madalena, vão ao sepulcro vazio segundo S. João (cf. Jo 21,1-9). Que a fé na Ressurreição do Filho de Deus fortaleça nossa esperança e se torne ativa na caridade fraterna.

Temos acesso à Ressurreição do Senhor através da fé transmitida e testemunhada pelos apóstolos. De fato, lemos, na primeira leitura, S. Pedro dizendo que Deus ressuscitou Jesus “concedendo-lhe manifestar-se não a todo o povo, mas às testemunhas que Deus havia escolhido: a nós, que comemos e bebemos com Jesus, depois que ressuscitou dos mortos. E Jesus nos mandou pregar ao povo e testemunhar que Deus o constituiu Juiz dos vivos e dos mortos” (At 10,40-42). Uma vez que vimos aqueles homens acovardados na hora da Paixão e, em seguida, destemidos pregadores e testemunhas – a ponto de aceitar a morte para não negar a fé – podemos estar seguros que não derramaram seu sangue por uma mentira, mas por alguém que realmente é digno de receber tudo, inclusive a própria vida.

Ora, é esta fé que nos põe em comunhão com Jesus Cristo vivo e ressuscitado e nos dá a oportunidade de viver uma vida nova, como diz S. Paulo na segunda leitura: “a vossa vida está escondida com Cristo em Deus” (Cl 1,3). Renovemos, portanto, a nossa profissão de fé e abramo-nos à ação do Espírito Santo para que, desde já, se manifeste em nós a vida de Cristo ressuscitado que vence o pecado e a morte.

Ó Pai, envia-nos o Teu Espírito Santo para crescermos e perseverarmos na fé em Teu Filho, Jesus Cristo, vivo e ressuscitado! Maria santíssima, Mãe de Misericórdia, dá-nos um coração aberto a Deus. São José, esposo da Virgem, leva-nos sempre a Jesus.

Regina Cæli, lætare, alleluia; Quia quem meruisti portare, alleluia; Resurrexit, sicut dixit, alleluia; Ora pro nobis Deum, alleluia.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo