PRIMEIRO DOMINGO DA QUARESMA – Ano C



Caros irmãos, a liturgia do primeiro domingo da Quaresma traz sempre, para nossa reflexão e oração, o relato das tentações que Jesus sofreu: neste ano C, a narração segue o evangelho segundo de S. Lucas (cf. Lc 4,1-13). Rezemos ao Senhor, que sofreu as tentações, para que esteja ao nosso lado a fim de não sucumbirmos no combate contra o espírito do mal.

Em Mateus e Lucas, o relato das tentações tem mais ou menos as mesmas características, invertendo apenas a ordem das tentações. No fundo, o tentador busca levar Jesus para fora de Sua missão: ele quer que o Senhor se adeque às falsas imagens de Messias que instrumentalizam Deus. Dessa forma, podemos enxergar a encruzilhada na qual sempre nos encontramos: queremos seguir eu ou Deus? [1] Mas, obedecendo a vontade de Deus, Cristo assume plenamente a Sua missão – Ele, de fato, é o Servo de Deus. Assim, o Filho nos ensina que reinar longe de Deus é ilusão passageira, enquanto servi-lo é o caminho para a verdadeira vida.

Então, o caminho que nos leva ao Reino como filhos começa, para nós, através da fé em Jesus Cristo: “É crendo no coração que se alcança a justiça e é confessando a fé com a boca que se consegue a salvação” (Rm 10,10 – primeira leitura). E o exercício privilegiado da fé é a oração. Por isso, nesta Quaresma, além da experiência da renúncia que fortalece a nossa vontade para chegarmos à liberdade do autodomínio, somos chamados a intensificar nossa vida de oração, pois, é através da oração que buscamos viver na presença do Senhor. Assim, quanto mais frequentemente possível, elevemos nosso coração ao Coração.

Ó Pai, enviai-nos o Espírito Santo a fim de que Ele nos capacite para vivermos como discípulos de Teu Filho, Jesus Cristo! Maria santíssima, Mãe de Deus e nossa, dá-nos um coração penitente. São José, nosso protetor, dá-nos a intimidade com Jesus.

Sub tuum præsidium confugimus. sancta Dei Genitrix: nostras deprecationes ne despicias in necessitatibus: sed a periculis cunctis libera nos semper, Virgo gloriosa et benedicta.


39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo