QUARTO DOMINGO DO TEMPO COMUM – Ano C


Caros irmãos, no segundo domingo do Tempo Comum, ano C, a liturgia nos apresenta a reação dos conterrâneos de Jesus à Sua pregação (cf. Lc 4,21-30). Rezemos pedindo ao nosso Deus e Pai que nos dê um coração disponível aos Seus apelos e que Sua Palavra frutifique em nós através da caridade.

A sabedoria de Jesus provoca a admiração e, em seguida, a incredulidade em Seus conterrâneos (cf. Lc 4,22s). O Santo Padre Bento XVI, comentando essa passagem, sublinha o seguinte aspecto: nosso Senhor “não veio para procurar o consenso dos homens, mas – como dirá a Pilatos no fim – para ‘dar testemunho da verdade’ (Jo 18,37). [1] Desse modo, Ele se apresenta como verdadeiro profeta que obedece só a Deus e está a serviço da verdade. Portanto, precisamos ter um coração aberto e sem preconceitos para acolher a Revelação que o Senhor é e responder-lhe através da fé.

Ora, a fé se torna ativa, viva, na caridade. Por isso, precisamos meditar as palavras do Apóstolo na segunda leitura (1Cor 12,31-13,13): nenhum dom que recebemos, sem a caridade, é capaz de nos transformar nos santos que somos chamados a ser. Nem a profecia, nem a ciência, nem a fé, nem o desapego de tudo o que temos e somos – somente a caridade é capaz de nos conduzir àquilo que devemos ser, pois, ela é a vida cristã traduzida em ato, ou seja, acolhida do Amor de Deus que dá sentido à nossa vida e transborda no amor fraterno. Peçamos, então, ao Senhor, nosso Deus, que nos faça perseverar na obediência à Sua Palavra até a perfeição da caridade.

Ó Pai, dai-nos o Espírito Santo para que tenhamos a coragem de abrir nosso coração ao Teu Filho Jesus Cristo! Maria santíssima, Mãe de Misericórdia, ensina-nos a dizer sim a Deus. São José, nosso protetor, conduze-nos a Jesus.

Sub tuum præsidium confugimus. sancta Dei Genitrix: nostras deprecationes ne despicias in necessitatibus: sed a periculis cunctis libera nos semper, Virgo gloriosa et benedicta.

[1] Bento XVI, Angelus, 3 de fevereiro de 2013.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo