QUINTO DOMINGO DO TEMPO COMUM – Ano C




Caros irmãos, a liturgia do quinto domingo do Tempo Comum, ano C, nos apresenta a pregação de Jesus, a pesca milagrosa e a vocação dos primeiros discípulos. (cf. Lc 5,1-11). Rezemos a Deus de coração aberto para que O reconheçamos e conservemos em nós a Sua Palavra.

Da barca de Simão Pedro, Jesus ensinava as multidões (cf. Lc 5,3) e, ainda hoje, continua a ensinar-nos porque é nela que se mantém intacto o depósito da fé. Isso porque, como diz o Apóstolo na segunda leitura, existe uma tradição, ou seja, uma transmissão ininterrupta da Palavra de Deus que, sustentada pelo dom do Espírito Santo, nos liga à geração apostólica como numa grande corrente: somos mais um elo – conservamos e propagamos aquilo que recebemos (cf. 1Cor 15,3).

Essa Palavra é viva e eficaz, como podemos ver através da pesca milagrosa: na obediência à ordem de Cristo, Simão e seus companheiros conseguem o que foram incapazes quando sozinhos (cf. Lc 5,5-6). Isso nos lembra que a evangelização é mais do que um trabalho de propaganda: é a ação de Deus que sustenta os pregadores e abre os ouvidos àqueles que escutam. Em outras palavras, a pregação provoca um encontro com Jesus Cristo vivo e ressuscitado e é desse encontro que nasce a fé que desabrocha na caridade até a santidade.

Por fim, Jesus chama Simão para que ele se torne um destemido “pescador de homens” (cf. Lc 5,10). Queira Deus que esse chamado continue a encontrar muitos jovens que se disponham a deixar barcas e redes para trás e se lancem à grande aventura de seguir o Senhor anunciando Seu amor salvador a todas as nações.

Ó Pai, enviai-nos o Espírito Santo para que tenhamos um coração aberto ao Teu Filho Jesus Cristo! Maria santíssima, Mãe de Deus, ensina-nos a ouvir o chamado do Senhor. São José, nosso protetor, guia-nos à intimidade de Jesus.

Sub tuum præsidium confugimus. sancta Dei Genitrix: nostras deprecationes ne despicias in necessitatibus: sed a periculis cunctis libera nos semper, Virgo gloriosa et benedicta.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo