SOLENIDADE DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA

Caros irmãos, nesta terça-feira, celebramos a solenidade de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil, e o evangelho nos conduz à meditação da conhecida passagem das Bodas de Caná (cf. Jo2,1-11). Peçamos a intercessão da bem-aventurada Virgem Maria por nós, por nossas famílias e pelo nosso país.

Podemos considerar o singelo evento do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição nas águas do Paraíba à luz do evangelho da solenidade que estamos celebrando: a simples decisão de não devolver ao rio a imagem incompleta (aparentemente mais lógica) e depois de conservá-la num lugar dedicado à oração nos fazem pensar como é importante corresponder a Deus em nossas vidas, mesmo nas coisas mais simples, aparentemente insignificantes. O que aconteceria se os servos não tivessem buscado água (cf. Jo 2,7)? Também essa parece uma decisão mais coerente, afinal, eles precisavam de vinho... Porém, se apesar de tudo, somos dóceis à Palavra e às inspirações de Deus nas situações mais corriqueiras do nosso dia a dia, Ele pode transformar completamente as nossas vidas.

Também nas pequenas circunstâncias do cotidiano, a presença da Virgem Maria se mostra importante para nós: da mesma forma que esteve atenta às necessidades daquele casamento, ela também está disponível para seus filhos que rezam e suplicam por suas inúmeras necessidades. Foi na recitação frequente do Santo Terço diante da pequena imagem Aparecida que esta devoção a Maria se difundiu e, ainda hoje, mais de 300 anos depois, continua a atrair multidões ao santuário nacional. Perseveremos na fé e na devoção à Virgem a fim que ela continue nos conduzindo a Jesus Cristo: o caminho, a verdade e a vida.

Ó Pai dá-nos o Espírito Santo para que acolhamos humildemente Teu Filho Jesus Cristo! Virgem Maria, Mãe Aparecida, socorrei o nosso Brasil! São José, nosso protetor, rogai por nós.

Sub tuum præsidium confugimus. sancta Dei Genitrix: nostras deprecationes ne despicias in necessitatibus: sed a periculis cunctis libera nos semper, Virgo gloriosa et benedicta.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo